Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
A primeira viagem desta VII Temporada começa em Caldas das Taipas, uma…
Mais de 500 figurantes e 17 carros temáticos dão vida ao Cortejo Etnográfico que o município de Lamego, em parceria com o Rancho Regional de Fafel, promove, evento integrado nas Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios.
O desfile está marcado para este domingo, dia 24, a partir das 16 horas, e promete transformar as principais ruas da cidade num verdadeiro museu vivo.
Este ano, o cortejo conta com mais de 500 figurantes e 17 carros temáticos, entre os quais três serão puxados por juntas de bois. A animação é garantida por cerca de 20 grupos e ranchos da região do Douro, acompanhados pela música das tocatas e pelo ritmo vibrante dos bombos em despique.
Sob o tema “Da Serra ao Douro”, o desfile recria diversos quadros da vida comunitária de outros tempos, como o Ciclo dos Cereais, o Ciclo da Lã e do Linho, as Profissões, o Vinho, o Olival, o Casamento, a Romaria e até os famosos Caretos de Lazarim. Pela primeira vez, um rebanho integra o cortejo, reforçando a ligação à vida rural.
O público terá oportunidade de assistir a uma verdadeira viagem ao passado, marcada pela exibição de trajes tradicionais como as crossas e as capuchas, bem como de utensílios do quotidiano do campo.
O percurso definido para o cortejo inclui a Avenida Padre Alfredo Pinto Teixeira, Avenida 5 de Outubro, AvenidaVisconde Guedes Teixeira, Largo de Camões e Rua Regimento de Infantaria n.º 9.