No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….
“A conceituada cantora, compositora e multi-instrumentista luso-cabo-verdiana Carmen Souza apresenta no sábado, pelas 21h00, o seu mais recente álbum, em que está acompanhada por o baixista Théo Pascal, intitulado “Port’Inglês”, anunciou o Teatro Viriato.
Numa nota de imprensa, o Teatro Viriato, em Viseu, refere que o novo trabalho da artista “fala da presença britânica em Cabo Verde e das marcas que essa presença deixou na cultura daquele país, a partir de canções de marinheiros ingleses e do folclore regional” cabo-verdiano.
O disco, que “cruza ritmos tradicionais como o funaná, a contradança, a morna e a mazurca com jazz, explorando temas de identidade cultural, resistência, colonialismo, miscigenação e liberdade”, é fruto de pesquisas realizadas por Carmen Souza para a sua tese de mestrado.
“Depois da vasta pesquisa que fiz para a minha tese de mestrado, era impossível não expressar as minhas descobertas através da música. A inspiração veio de contos populares, contos do mar e até mesmo da música folclórica britânica”, referiu a artista.
Neste novo álbum Carmen Souza faz-se acompanhar do reconhecido baixista Theo Pascal. Há mais de duas décadas que arriscam juntos um som único, usando o jazz para criar uma nova identidade musical crioula.