Nasceu, em Cinfães, a Quinta da Maria, um projeto turístico com alma…
No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…
Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…
O dirigente associativo, Vítor Santos, natural de Viseu, foi reconduzido como Embaixador da Ética no Desporto para o ano de 2027, mantendo funções durante o presente ano, após aprovação do Conselho Diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ). A decisão consta da lista oficial de embaixadores recentemente divulgada.
De acordo com a informação divulgada, a publicação da lista oficial “renova a confiança numa das vozes mais persistentes e reconhecidas na defesa dos valores no contexto desportivo”. Vítor Santos conta com mais de duas décadas de intervenção no ecossistema desportivo.
O percurso inclui funções como treinador de formação no Académico de Viseu e no Viseu e Benfica, atividade que exerceu durante 15 anos, bem como cargos enquanto dirigente associativo. Ao longo do tempo, colaborou ainda como cronista em vários órgãos de comunicação social de norte a sul do país e ilhas, incluindo o Jornal do Centro.
Ao recordar o convite inicial, em 2018, Vítor Santos afirma ter-se sentido “honrado e surpreendido”, e acrescenta que “o reconhecimento do meu trabalho deu-me força para continuar quando muitos achavam que não valia a pena”.
Ao longo de oito anos como embaixador, participou em dezenas de ações em clubes, associações e escolas. O comunicado refere ainda várias publicações distinguidas no âmbito do prémio “Desporto com Ética” entre 2016 e 2024, a integração na Comissão de Ética dos Jogos Desportivos de Viseu 2024 e distinções como o Mérito da Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto e o Prémio Carreira atribuído por Viseu, na altura eleita Cidade Europeia do Desporto.
Atualmente, Vítor Santos exerce funções como Técnico Superior do Instituto Politécnico de Viseu, é Diretor da Associação de Futebol de Viseu e leciona na Escola Superior de Saúde do Piaget de Viseu. É também autor do projeto “Educar o Sonho”, dedicado à reflexão sobre comportamentos no desporto de formação.
O embaixador tem abordado temas como o abandono precoce da prática federada, “que atinge um elevado número de jovens por volta dos 15 anos”, e o impacto dos comportamentos dos adultos na formação dos atletas.
Vítor Santos afirma manter-se disponível para “participar ativamente na persecução dos desígnios do Programa Nacional de Ética no Desporto, promovendo a vivência de valores em todas as situações em que participe, a nível profissional, desportivo e como cidadão”. Acrescenta ainda que “a ética no desporto continua a ser uma causa que me motiva”.
Segundo o comunicado, os Embaixadores da Ética no Desporto têm como missão contribuir para a prossecução dos objetivos do Programa Nacional de Ética no Desporto (PNED), promovendo a vivência de valores éticos no desporto. O modelo concetual e operacional desta figura é regido pelo Regulamento n.º 509/2023, publicado no Diário da República, 2.ª série, n.º 90, de 10 de maio.