Uma aldeia que se fechava aos lobos, é hoje o lugar escolhido…
A taróloga Micaela Souto Moura traz as previsões do Tarot, na semana…
A Gralheira, aldeia situada a mais de 1.100 metros de altitude, no…
O espaço Lafões Cult Lab, em Vouzela, recebe de 24 de março a 14 de abril a exposição multimédia “O Tempo das Coisas”. O projeto da associação cultural Binaural Nodar é desenvolvido em parceria com a Universidade Sénior de Vouzela.
“O Tempo das Coisas” é, segundo os promotores, um projeto comunitário de pesquisa sonora e fotográfica que foi “desenvolvido com uma metodologia específica e relacionado com histórias ligadas a uma diversidade de objetos pessoais, autênticos companheiros de vida dos grupos participantes”.
“Todas as pessoas estão rodeadas de objetos com valor afetivo, independentemente da sua condição económica, social ou educativa. Alguns destes objetos podem ter sido transmitidos ao longo de gerações, outros foram instrumentos de trabalho ou de uso quotidiano, outros ainda são talismãs preciosos, muitas vezes resultado de encontros fortuitos. Os objetos têm, portanto, uma alma e ‘falam’ dos seus guardiões”, sustentam em comunicado.
A segunda edição de “O Tempo das Coisas” incluiu um conjunto de encontros comunitários de partilha, de registo sonoro e fotográfico, tendo como resultado final uma exposição multimédia.
“Das fotografias que perpetuam momentos ao espólio que o setor ferroviário deixou na região, sem esquecer as memórias de infância e as aprendizagens em contexto familiar, social, cultural e artístico; são muitos os testemunhos que nos remetem para um universo individual e, simultaneamente, coletivo”, finaliza a nota.