Geral

24 de 09 de 2021, 10:07

Cultura

Jornadas Europeias do Património a partir desta sexta-feira em Viseu

Iniciativa vai decorrer até 3 de outubro com mais de 30 atividades, incluindo visitas, oficinas, exposições, roteiros, conversas, conferências e instalações de luz

Quinta da Cruz

Fotógrafo: DR

A cidade de Viseu vai voltar a celebrar as Jornadas Europeias do Património a partir desta sexta-feira (24 de setembro).

A iniciativa vai decorrer até ao próximo dia 3 de outubro com mais de 30 atividades, incluindo visitas, oficinas, exposições, roteiros, conversas, conferências e instalações de luz.

Sandra Alves, da Rede Municipal de Museus, revela ao Jornal do Centro que o objetivo passará por “chegar ao máximo de público possível”. “Os museus, a Biblioteca, o centro histórico e o Fontelo estão com diversas iniciativas e esperamos que seja possível que todo o público viseense e quem nos visita possa usufruir desta programação mais alargada”, refere.

Este ano, as Jornadas têm como lema “Património Inclusivo e Diversificado”. Sandra Alves revela que, a pensar no público inclusivo, vão ser organizadas algumas atividades com vista a permitir o acesso a algumas exposições patentes.

Por exemplo, o Museu do Quartzo vai receber este sábado (dia 25) visitas inclusivas “a um público que não tem capacidade visual a 100 por cento e permitir que possam ter acesso às exposições que estão patentes com a informação em braille”.

“Temos outras ações para o público mais inclusivo como visitas e oficinas em que vamos estabelecer a ligação dos nossos sentidos mais apurados”, acrescenta Sandra Alves, destacando uma visita às escuras que irá decorrer no Museu Almeida Moreira, “em que as pessoas só têm contacto com as obras através do que vão ouvindo do guia e do tato em algumas obras”.

Já o Museu Keil Amaral vai receber uma oficina de nome “Na Ponta dos Dedos”, “com a ideia de explorarmos os materiais somente através do tato”, acrescenta Sandra Alves.

Outra das iniciativas previstas são as oficinas ao ar livre que irão decorrer no Polo Arqueológico, no Museu de História da Cidade e na Quinta da Cruz.

A Casa da Ribeira, o Museu Almeida Moreira, o Museu de História da Cidade, o Museu Keil Amaral, o Museu do Linho de Várzea de Calde, o Polo Arqueológico, o Museu do Quartzo e a Quinta da Cruz vão receber todas as 30 iniciativas, juntamente com o centro histórico, a Mata do Fontelo, os jardins do Solar do Vinho do Dão e a Biblioteca Municipal.