A surpresa marcou a manhã no passado sábado nas lojas Auchan, e…
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Visão, uma iniciativa anual levada a…
Com o lema “20 anos de História a olhar para os Próximos…
por
Clara Gomes - pediatra no Hospital CUF Viseu
por
Pedro Escada
por
Joaquim Alexandre Rodrigues
O Museu Municipal de Oliveira de Frades acolhe até 15 de outubro a exposição do projeto Craft Turismo Criativo Viseu Dão Lafões.
A mostra, promovida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões e pela Câmara de Oliveira de Frades, procura “retratar o saber fazer artesanal, sensibilizando para a sustentabilidade: privilegiar matérias naturais em detrimento do plástico, optar pelo feito à mão e encomendar localmente, acrescentando valor ao património cultural”, realça uma nota da autarquia.
O Craft Turismo Criativo foi organizado pela Associação de Desenvolvimento do Dão em parceria com a CIM, promovendo o património cultural, artesanal e imaterial de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão.
Vários artesãos conceberam de raiz quatro objetos criados a partir de técnicas, matérias e tradições locais e que podem ser utilizados no dia-a-dia, combinando essas práticas tradicionais com interpretações contemporâneas.
Os artigos foram elaborados a partir da experimentação de várias técnicas artesanais, nomeadamente técnicas de ferro e vidro, cestaria, cerâmica e bordado em linho.
A iniciativa também privilegiou as matérias naturais em detrimento do plástico e desafia as comunidades a optarem pelo material feito à mão em vez do industrial e a encomendar localmente.
A exposição Craft Turismo Criativo Viseu Dão Lafões tem percorrido nos últimos meses a região. Depois de Oliveira de Frades, a mostra vai passar pelos Paços do Concelho de Vouzela e no Posto de Turismo de Viseu até novembro.