joao azevedo
Autárquicas Novo presidente da Câmara de Viseu rejeita acordos para gerir concelho e aposta em diálogo
Delegado à mesa de voto consulta a lista de eleitores para a Câmara Municipal do Porto, 12 de outubro de 2025. Decorrem este domingo as eleições autárquicas em Portugal onde mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar. Os eleitores vão escolher os órgãos dirigentes das 308 Câmaras Municipais, 308 Assembleias Municipais e 3.221 Assembleias de Freguesia, pelo que há três boletins de voto. MANUEL FERNANDO ARAÚJO/LUSA
Casas Bairro Municipal Viseu 3
casa-habitacao-chave-na-mao - 1024x1024
herdade santiago

No coração do Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, há…

21.08.25

Reza a lenda que foi um árabe, há mais de mil anos,…

14.08.25

Seguimos caminho por Guimarães, berço de Portugal e guardiã de memórias antigas….

07.08.25
jose-damiao-tarouca-232
ps campanha
camapnha10
roteiro-caramulo-850x514
RESISTÊNCIA
mercado 2 de maio 1
Home » Jornal do Centro » Viseu exporta têxteis, mobiliário e carros

Viseu exporta têxteis, mobiliário e carros

A cidade, nos seus espaços centrais, caracteriza-se pelas suas atividades político-administrativas, comerciais e de serviços

 Viseu exporta têxteis, mobiliário e carros
12.10.24
fotografia: Jornal do Centro
partilhar
 Viseu exporta têxteis, mobiliário e carros
12.10.24
Fotografia: Jornal do Centro
pub
 Viseu exporta têxteis, mobiliário e carros

A indústria viseense produz, essencialmente, têxteis, mobiliário, metalurgia, máquinas e equipamentos industriais, agroquímicos e componentes automóveis. Importante, igualmente, a indústria da construção civil e as áreas da hotelaria e gastronomia. O setor de serviços ocupa 83% da população.

Veja a infografia da Regional Economics.

A cidade, nos seus espaços centrais, caracteriza-se pelas suas atividades político-administrativas, comerciais e de serviços. O setor agrícola ocupa apenas 2% da população ativa, que se dedica maioritariamente à horticultura, fruticultura e vinicultura, destacando-se como principais produtos produzidos os vegetais frescos, a maçã bravo de esmolfe e os vinhos maduros DOC Dão e os verdes de Lafões.
O setor secundário, com uma atividade centrada em empresas de média dimensão, ocupa 16% da população.

 Viseu exporta têxteis, mobiliário e carros

O cluster automóvel é um subsector industrial que assume um papel de destaque na atual estrutura económica de Viseu Dão Lafões, não só pelas empresas presentes, com uma dimensão e posição relevantes, mas também pelo emprego que geram e pelo conjunto de qualificações/competências que têm permitido consolidar na Região. 

Aqui destaca-se a localização de um Fabricante do Equipamento Original, também conhecido pela sigla OEM, a Stellantis, em Mangualde, com atividade de montagem de veículos comerciais ligeiros; de fabricantes de componentes como a HUF Portuguesa e a BROSE – Sistemas de Fechaduras, ambas especializadas no fabrico de fechos, fechaduras e puxadores, assim como a EBERSPACHER, especializada em tecnologias de escape, que se instalaram em Tondela. Instalaram-se também empresas como a SASAL – Assentos para Automóveis, que produz capas para assento automóvel, em Vouzela, ou a EDA – Estofagem de Assentos, que produz assentos, em Nelas, ambas as empresas do grupo francês FAURECIA. Referência, também, para a AKWEL Portugal, em Tondela, pertencente a uma multinacional fabricante de borrachas para o sector automóvel.

No Cluster Têxtil especializado, em que se destacam a BORGSTENA TEXTILE Portugal, em Nelas, especializada em têxteis para o setor automóvel e a BRITONS – Indústria de Alcatifas, em Vouzela, empresa do Grupo Brintons Limited, que se dedica à produção de carpetes/alcatifas para cadeias internacionais de hotéis, navios, casinos, aeroportos, centros comerciais, cinemas. Em Viseu, destaca-se a Abyss & Habidecor, fabricante europeu de roupa de banho europeu de elevada qualidade, e o Grupo GOUCAM, um dos maiores produtores de vestuário de Portugal.

 Viseu exporta têxteis, mobiliário e carros

O Cluster Madeira, em que estão presentes grandes empresas exportadoras de produtos de madeira como a SONAE ARAUCO, em Mangualde; a LUSOFINSA – Indústria e Comércio de Madeiras e a MOVECHO – Conceção, Design,  Transformação e Comércio de Madeiras, ambas em Nelas. Também a DIERRE Portugal – Portas de Segurança, em Santa Comba Dão.

Também o Cluster da Metalomecânica se encontra consolidado na região, destacando- se empresas como a MARTIFER, com sede em Oliveira de Frades; a MARCOVIL – Metalomecânica de Viseu, que desenvolve e produz soluções para  equipamentos industriais como calandras hidráulicas, pontes e pórticos rolantes, túneis de decapagem, centrais de betão e destroçadores; a CONSTÁLICA, especializada na investigação e desenvolvimento de soluções para estruturas  metálicas, com sede em Vouzela. 

De notar, também, o setor farmacêutico/saúde como são exemplos o grupo Fresenius Kabi e a ALS Global.

De realçar, também, o setor agroalimentar que tem vindo a assumir um papel de destaque, através de produção de produtos de qualidade, com enfoque na qualificação da vinha e do vinho do dão. A região do Dão está a afirmar-se no  mercado, pelas sucessivas referências elogiosas por especialistas nacionais e internacionais, de que são expoente máximo nesta região o Touriga Nacional no tinto e o Encruzado no branco. A fruticultura e o caso mais recente de produção  e pequenos frutos, a par da avicultura, é a principal atividade escolhida para instalação de jovens agricultores.

pub
 Viseu exporta têxteis, mobiliário e carros

Outras notícias

pub
 Viseu exporta têxteis, mobiliário e carros

Notícias relacionadas

Procurar